Dia do Pescador

31.05.2016

​​A Direção da DRAPLVT esteve presente nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, no dia 31 de maio, em Sesimbra e em Setúbal​.

No âmbito das comemorações do Dia do Pescador, são realizadas uma série de iniciativas, por todo o país, dirigidas aos profissionais da pesca, com o objetivo de valorizar a importância da comunidade piscatória.

A Vila de Sesimbra comemorou o dia do pescador, com a entrega de distinções aos pescadores que se destacaram ao longo do ano, a homenagem aos homens do mar junto ao monumento aos pescadores e uma missa em memória daqueles que perderam a vida na faina e com a inauguração das obras de requalificação do mercado municipal e a abertura do Museu Marítimo de Sesimbra, dois espaços ligados à história do mar e da pesca em Sesimbra.

A Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal e a DRAPLVT, enquanto entidade parceira, promoveram um programa que incluiu um vasto leque de atividades como, exposições, workshops, cerimónias religiosas, ações de sensibilização junto da comunidade escolar e aulas sobre espécies piscícolas, no qual se destacam a Semana Gastronómica da Cavala, um encontro nacional de marinheiros e ex-marinheiros da Armada, com o objetivo de promovor a economia do mar.

​A iniciativa, sobre “Fundos Comunitários para o mar e para as pescas”, tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre programas de ajuda comunitária destinados a todos os que pretendam desenvolver atividades nas áreas costeiras, nomeadamente o Programa Operacional MAR2020 e o Programa Costeiro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária da Península de Setúbal – DLBC Costeiro.

​A Diretora Regional da DRAPLVT, Elizete Jardim, participou como oradora na sessão de apresentação e esclarecimento sobre programas comunitários disponíveis para as atividades ligadas ao mar, nomeadamente o MAR2020, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado do Livramento.​​